O MCMB desenvolve atividades e ações de Arte/Educação em Saúde para enfrentamento da violência doméstica, para prevenção de abuso e exploração sexual infanto-juvenil, prevenção de DST/AIDS, sífilis congênitas, hepatites virais; sobre os direitos sexuais e reprodutivos dos jovens.

Parceiros: KNH e PMDSTAIDS.
Coordenador: Euci Selma S. Munhóz

Atualmente o programa desenvolve dois projetos:

a) Meu Corpo Meu Bem – Prevenção DST/AIDS na Comunidade

Desenvolve ações e práticas de Arte/Educação em Saúde para prevenção das DST/AIDS na comunidade, região de Ermelino Matarazzo, município de São Paulo.

Promovemos ações de prevenção na comunidade, a partir do trabalho Inter setorial em rede, orientando para o diagnóstico precoce do HIV, e o enfrentamento das DST/AIDS, Sífilis congênita, e Hepatite B e C. Desenvolvemos atividades de Arte/Educação em Saúde como estratégia para qualidade de vida: o acesso aos serviços de saúde, às tecnologias de prevenção DST/AIDS, o fortalecimento dos vínculos familiares e a auto sustentabilidade pela capacitação para geração de renda. Capacitamos educadores sociais sobre direitos sexuais e reprodutivos e os Direitos Humanos das PVHIV para uma cultura de paz e de combate às discriminações.

b) Meu Corpo Meu Bem – Enfrentando a Violência Doméstica

Desenvolve ações no sentido de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de intervenções e práticas contra a violência doméstica contra crianças e adolescentes na região de Ermelino Matarazzo.

Promovemos o fortalecimento pessoal e o vínculo familiar como uma estratégia para a prevenção da violência doméstica contra crianças e adolescentes; estimulamos o protagonismo infanto-juvenil para prevenção de violências contra crianças e adolescentes no espaço doméstico; fortalecemos a comunidade a partir do trabalho Inter setorial, em rede, para o enfrentamento da violência doméstica.